Veja como foi: nosso roteiro pelo Interior da França 2024
Viajar pelo interior da França é como abrir um livro de histórias onde cada página revela uma nova paisagem, cultura e sabor. As regiões da Alsácia e da Borgonha são jóias que encantam com suas características únicas, belezas naturais e gastronomia excepcional. Venha conhecer mais como foi a nossa experiência pela região!
Alsácia: O Encontro da Cultura Francesa e Alemã
Depois de iniciarmos a nossa experiência pelas cidades de Reims e Metz, onde pudemos conhecer – e degustar! – as famosas caves de champagne na região de Epernay, nos dirigimos para a região da Alsácia, o centro da cultura franco-alemã.
Localizada no leste da França, na fronteira com a Alemanha, a Alsácia é uma região de vilarejos pitorescos, extensos vinhedos e uma arquitetura única e preservada que mistura influências francesas e alemãs.
Nossa primeira parada nessa região foi a cidade de Estrasburgo, a capital da região. Sua catedral gótica, a Catedral de Notre-Dame de Estrasburgo, é uma preciosidade arquitetônica. As ruas de paralelepípedo de “La Petite France”, com suas casas de enxaimel, transportam os visitantes para o passado.
Para além da arquitetura, fizemos um passeio de barco, conhecemos os seus canais e aprendemos mais da história da região, que é intimamente ligada com a história das grandes guerras mundiais.
Em seguida, com uma parada na charmosa cidade de Ribeauville, seguimos nosso caminho até Colmar, conhecida como a “pequena Veneza”. É outra cidade que não pode faltar no roteiro! Seus canais tranquilos e casas coloridas fazem desta cidade um cenário perfeito para fotos memoráveis e boas taças de vinho. E o fizemos! Desfrutamos de momentos maravilhosos no Chateau d’Isenbourg & Spa, um hotel campestre cinco estrelas espetacular.
A Rota dos Vinhos da Alsácia é um trajeto encantador que percorre vinhedos que produzem alguns dos melhores vinhos brancos do mundo, como o Riesling e o Gewürztraminer. Suas pequenas vilas foram paradas imperdíveis para degustações e para absorver a beleza bucólica do interior.
Borgonha: A Terra dos Vinhos e da História
A Borgonha, situada no centro-leste da França, é uma região conhecida mundialmente por seus vinhos excepcionais, mosteiros históricos e paisagens deslumbrantes.
Dijon, a capital da Borgonha, foi a nossa primeira parada. A cidade é famosa não só pela mostarda que leva seu nome, mas também por sua arquitetura medieval e renascentista. A cidade oferece uma rica tapeçaria de museus, palácios e um mercado local incrivelmente vivo.
Após um maravilhoso city tour direcionado por um dos nossos guias locais falando português, desfrutamos de um inesquecível almoço na Abbaye De La Bussière, uma antiga abadia que hoje abriga um dos melhores restaurantes da região. Que paisagem! Os pratos delicadamente preparados se envolvem com a linda paisagem do local, fazendo com que a experiência seja única! Degustamos um Boeuf Bourguignon, um prato típico da região.
Beaune, o coração da região vinícola, é conhecida pelo Hôtel-Dieu, um antigo hospital medieval com telhados coloridos de padrão geométrico, que é um dos pontos turísticos mais emblemáticos da França. Conhecemos o Hôtel-Dieu após uma degustação de vinhos Pinot Noir e o Chardonnay produzidos na região, um espetáculo!
Seguindo com o nosso roteiro, conhecemos a aconchegante cidade de Annecy. A cidade é margeada por um lago incrível, conhecido por ser um dos lagos mais limpos do mundo. Nós não podíamos perder nem um segundo da vista dessa preciosidade, por isso, nos hospedamos em um hotel à beira do lago! O Le Palace De Menthon nos proporcionou um necessário momento de descanso e calmaria. Uma pausa estratégica que só quem entende de viagem poderia planejar. Desfrutar de suas belas paisagens e do seu spa foi essencial para revigorar as energias e seguirmos viagem.
Terminamos nossa jornada pela Borgonha a caminho da gigante Lyon, a terceira cidade mais populosa da França. Localizada na confluência dos rios Saône e Rhône, Lyon é a capital gastronômica da França, berço da Nouvelle Cuisine e abrigo de gênios da gastronomia como o Chef Paul Bocuse. Conhecemos seus segredos e seus sabores em mais um city tour impecável.
Retornando ao Brasil
Ao final de nossa experiência em Lyon, viajamos na primeira classe de um trem de alta velocidade até o Palácio de Versalhes, conhecemos os Jardins de Giverny – inspiração das obras de Monet – e terminamos nosso roteiro na maravilhosa Ville Lumière, a cidade das luzes, Paris. Nosso roteiro exclusivo terminou com charme e elegância onde, hospedados no grandioso Hotel Du Louvre, pudemos explorar um pouco da capital francesa.
Texto escrito por Samuel Machado, coordenador comercial da JAP Roteiros Exclusivos. Formado em Ciências Sociais pela UNESP, Samuel utiliza sua expertise para expor de forma detalhada os aspectos históricos, geográficos e sociais dos destinos JAP.