O que levar em viagem internacional? Aprenda a organizar sua mala
Arrumar a mala para uma viagem internacional pode ser um desafio. É uma mistura de empolgação, ansiedade e aquela clássica pergunta: “Será que eu vou mesmo precisar desse quinto par de sapatos?”.
É possível montar uma mala de viagem inteligente, prática e dentro das regras sem abrir mão do estilo e nem pagar taxa de excesso. Siga as dicas da JAP Roteiros Exclusivos e aprenda a organizar sua mala de viagem: veja o que levar, o que evitar e como não pagar excesso de bagagem!
Tipos de bagagem
Para muitos viajantes experientes (e até mesmo para quem já tem o passaporte carimbado algumas vezes), organizar a bagagem pode gerar dúvidas e dores de cabeça. Afinal, o que pode levar na mala de bordo? Qual o peso ideal da bagagem despachada? E aquele casaco que queremos ter à mão no voo, vai onde?
Por isso, antes de organizar sua mala de viagem é importante entender os três tipos principais de bagagem em voos internacionais.
Bagagem despachada (checked bag)
A bagagem despachada é aquela que vai no porão do avião. Ela é entregue no check-in e só é devolvida ao final da viagem, na esteira do aeroporto. É ideal para acomodar roupas, calçados, cosméticos e tudo aquilo que não será necessário durante o voo. Ela permite levar mais coisas, mas é preciso ficar de olho no peso e tamanho.
Peso
O peso permitido em bagagens despachadas normalmente é até 23 kg por mala. Algumas companhias permitem duas malas de 23 kg na classe econômica, outras apenas uma. Vale sempre conferir essa informação antes da viagem.
Dimensões
A soma da altura, largura e profundidade da bagagem despachada não deve ultrapassar 158 cm lineares.
O que levar na bagagem despachada
- Roupas e sapatos
- Produtos de higiene/cosméticos líquidos em embalagens maiores (desde que bem fechados)
- Equipamentos eletrônicos bem protegidos
- Presentes e lembranças
🧳 Dica JAP: Leve uma balança portátil na mala. Ela salva vidas (e bolsos!) na volta da viagem, quando a mala misteriosamente fica mais pesada.
Bagagem de mão (carry-on)
A bagagem de mão é a mala pequena que acompanha você na cabine do avião, e é colocada no bagageiro superior. Ela é perfeita para carregar itens de valor e objetos que você pode precisar durante o voo ou logo após o desembarque.
Peso
O peso máximo para a bagagem de mão geralmente é 10 kg, mas isso pode variar um pouco entre as companhias aéreas.
Dimensões
Em média 55 cm x 35 cm x 25 cm.
O que levar na bagagem de mão
- Documentos e eletrônicos (notebook, celular, tablet)
- Medicamentos (de preferência com receita)
- Carregadores e adaptadores
- Roupas reservas
- Produtos líquidos em frascos de até 100 ml, acondicionados em saco plástico transparente de até 1 litro
🧳 Dica JAP: Coloque uma muda de roupa e itens básicos de higiene na bagagem de mão. Você vai agradecer se a mala despachada atrasar!
Item pessoal
Além da mala de mão, a maioria das companhias permite levar um item pessoal, como uma bolsa, mochila pequena ou frasqueira. Ela vai no seu colo ou sob o assento à sua frente, e é ideal para itens que você quer manter por perto.
Peso
O peso do item pessoal geralmente é de até 5 kg, podendo variar entre companhias.
Dimensões
O tamanho permitido é cerca de 40 cm x 30 cm x 15 cm.
O que levar no item pessoal
- Passaporte, bilhetes e carteira
- Celular e fones de ouvido
- Um bom livro ou revistas
- Snacks
- Casaco leve
🧳 Dica JAP: Escolha um item pessoal com bolsos e compartimentos para facilitar a organização.
O que pode levar em voo internacional
Uma das partes mais importantes do planejamento da sua mala internacional é saber o que pode e não pode levar. Muitos passageiros acabam enfrentando transtornos no embarque por desconhecer as restrições, principalmente quando se trata da mala de bordo (bagagem de mão).
Saiba o que é permitido e o que evitar na sua mala.
Itens permitidos em voos internacionais
Em geral, você pode embarcar com diversos itens essenciais, desde que estejam dentro das normas da companhia aérea e das regras de segurança. Veja o que é permitido:
✅ Roupas
✅ Produtos de higiene pessoal
✅ Eletrônicos
✅ Medicamentos com receita – Sempre na embalagem original e, de preferência, acompanhados da prescrição médica.
✅ Alimentos industrializados – Em pequenas quantidades.
Itens proibidos ou restritos na bagagem de mão
A bagagem de mão internacional tem regras bastante rígidas, principalmente por questões de segurança. Levar algum item proibido pode resultar em atraso no embarque, perda do objeto ou até mesmo complicações mais sérias. Fique atento:
🚫 Líquidos acima de 100 ml – Mesmo que o frasco esteja quase vazio, o volume do recipiente não pode ultrapassar esse limite.
🚫 Objetos cortantes – Tesouras, canivetes, alicates e similares devem ser despachados.
🚫 Produtos inflamáveis – Isqueiros, solventes, tintas e outros materiais desse tipo não são permitidos.
🚫 Aerossóis grandes – Apenas versões pequenas, dentro do limite de 100 ml, podem ser levadas.
🚫 Alimentos in natura – Frutas, queijos frescos, carnes e vegetais geralmente são proibidos, especialmente na entrada de alguns países. Sempre verifique as regras do país de destino.
🧳 Dica JAP: Consulte sempre as regras de bagagem da companhia aérea e do país de destino para evitar problemas na imigração.
Dicas para organizar sua mala de viagem internacional
Com algumas técnicas simples e práticas, é possível economizar espaço, evitar excesso de bagagem e ainda manter tudo bem organizado do início ao fim da viagem. A seguir, veja nossas melhores dicas para organizar sua mala de viagem internacional com eficiência, conforto e estilo!
1. Planeje seus looks por dia, e não por peça
Ao invés de escolher peças aleatórias, pense em looks completos para cada dia da viagem. Considere o clima do destino, os passeios programados e as ocasiões especiais. Isso ajuda a evitar excessos e impede que você leve roupas que acabarão não sendo usadas.
2. Prefira tecidos que não amassam e peças versáteis
Opte por tecidos que não amassam com facilidade e que sejam confortáveis para usar durante longos passeios. Além disso, roupas versáteis, que servem tanto para o dia quanto para a noite, ajudam a reduzir a quantidade de peças necessárias.
3. Técnica do rolinho: mais espaço e menos amassado
Uma das técnicas mais eficazes para economizar espaço na mala é a técnica do rolinho. Enrolar as roupas, ao invés de dobrar, permite que você acomode mais itens e ainda reduz o risco de amassados.
4. Organize tudo em necessáires transparentes
Separar os itens por categoria em nécessaires (de preferência transparentes) facilita muito na hora de encontrar o que você precisa. Uma para produtos de higiene, outra para medicamentos, uma para eletrônicos… e assim por diante.
5. Deixe um espacinho extra para compras!
Lembre-se: dificilmente você voltará de uma viagem internacional sem lembranças, presentes ou uma nova peça de roupa. Por isso, deixe um espaço reservado na mala para acomodar essas aquisições sem precisar revirar tudo na volta.
Menos é mais: o mantra do viajante inteligente
Uma mala de viagem bem planejada é sinônimo de praticidade, conforto e tranquilidade durante o seu roteiro internacional. E o maior inimigo da sua mala internacional é o… “e se eu precisar disso?”. Essa pergunta já fez muita gente viajar com secador para hotel que tinha secador no quarto. Menos é mais! Quanto mais leve, melhor a experiência.
Pronto para embarcar?
Arrumar a mala de forma inteligente pode ser um dos grandes segredos para uma viagem confortável. Com planejamento e inteligência, você economiza espaço, evita taxas, e ainda chega ao destino com estilo e tranquilidade. E, claro, com espaço de sobra para trazer souvenirs, vinhos, chocolates ou lembranças inesquecíveis da sua viagem internacional.
Outro grande segredo para uma viagem internacional sem estresse é deixar o planejamento da sua viagem com quem entende! Com a JAP você conta com assessoria de guias em tempo integral (falando em portugues), hotéis de categoria superior, diversas refeições e atrações incluídas, suporte nos bilhetes aéreos e o nosso exclusivo tech tour.
🌎 Conheça nossos roteiros de viagem.
Viaje de maneira inteligente! Viagem com a JAP!