Sakura: A delicada beleza das cerejeiras

O Japão é conhecido por suas paisagens encantadoras, e poucas coisas no mundo conseguem capturar a essência de um lugar como as cerejeiras em flor, as famosas sakuras. A cada primavera, uma verdadeira mágica acontece quando milhares de árvores desabrocham, pintando parques, templos e até ruas movimentadas com tons suaves de rosa e branco. É o tipo de beleza que nos faz parar, respirar fundo e nos lembrar de que a vida é, ao mesmo tempo, incrível e passageira.

Mas por que os japoneses valorizam tanto a sakura? A resposta está na efemeridade das flores. Elas duram apenas alguns dias, e logo depois as pétalas caem suavemente ao vento, como uma lembrança de que tudo na vida é transitório. No Japão, essa ideia de apreciar o momento presente – mesmo sabendo que ele não durará para sempre – é central na filosofia de vida, algo que pode parecer um contraste com o ritmo frenético do Ocidente.

Em sua obra “A Sociedade do Cansaço”, o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han fala um pouco sobre como o nosso modo de vida ocidental nos afasta da contemplação e do descanso. Ele afirma que “a sociedade do desempenho gera incansavelmente… um cansaço profundo, individual e coletivo”. 

Para os orientais, os momentos de contemplação são essenciais para a continuidade da vida e para a saúde. Os japoneses chamam esses momentos de contemplação da natureza de hanami. E parece dar certo! Pois o Japão é o país com a maior população centenária do mundo! O que poderia ser mais oposto a essa realidade ocidental do que o hanami, o simples ato de parar tudo e apenas observar a beleza passageira das flores?

No Ocidente, estamos imersos em um estilo de vida onde a pausa é quase um luxo e os momentos de ócio e reflexão parecem estar esquecidos. Mas será que não estamos precisando de um pouco mais dessa mentalidade japonesa? A sakura nos ensina que a vida, assim como suas flores, é feita de momentos breves que precisam ser valorizados. O ritmo frenético que Byung-Chul Han descreve, onde somos constantemente pressionados a “fazer” mais, pode nos afastar da essência do que é realmente importante: ser e estar presente.

Viva Esse Momento Com a JAP em 2025

Que tal vivenciar essa experiência única em 2025? A JAP tem o prazer de apresentar um roteiro exclusivo para que você possa, não só ver as sakuras, mas sentir o verdadeiro espírito do hanami, a tradicional observação das flores, em lugares icônicos como Tóquio, Quioto e Nara. Imagine ter a oportunidade de sentar sob as cerejeiras em flor, rodeado de paisagens históricas, saboreando um chá verde tradicional e deixando-se envolver pela calma que esse cenário proporciona. É o tipo de viagem que renova a alma.